quinta-feira, 3 de março de 2011

Há um só Deus

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”[I Timóteo 2:5]

Não deveria ser dúvida para ninguém que existe apenas um Deus, criador do céu, da terra e do mar, mas não é isso o que acontece, por toda história pessoas tem inventando deuses e mais deuses, que dividem a glória da Criação entre si.
Isso acontece porque nós somos humanos e pequenos demais para reconhecer que tudo que existe, todas as montanhas, mares, desertos, todos os animais aéreos, terrestres e aquáticos, todas as plantas, os grãos de areia, as criaturas vivas tanto macro como microscópicas, as células, moléculas, átomos, as leis que regem nossa existência, enfim, o universo e tudo que nele existe, somos limitados demais para aceitar que tudo foi criado por um único Ser, um único Deus. 
Mas é a verdade, tudo foi criado por Deus e existe um só Deus, e a maior obra criada por esse Deus fomos nós, os seres humanos criados a imagem e semelhança do Criador, mas nós nos desviamos do plano de Deus para a nossa existência, mesmo assim Ele não desistiu de nós, não deixou que nos entregássemos à morte eterna.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”[João 3.16-19]

Deus não divide a sua glória com mais ninguém, se abrirmos realmente nossos olhos perceberemos que existe um só Deus e um só medidor entre Deus e os homens, Jesus Cristo, não existem vários deuses e não existe outro meio por qual possamos chegar a Deus a não ser Jesus Cristo que levou nossos pecados consigo.



Paulo, em sua segunda viagem missionária, passou por Atenas, uma cidade cheia de glória, repleta de maravilhosas construções e homens que se diziam muito sábios, de fato Atenas foi e ainda é uma cidade muito importante e famosa.
Porém Deus não busca fama, glória ou sabedoria, Deus busca humildade, humildade necessária para reconhecer que somos pecadores e necessitamos de perdão.
E essa humildade não foi encontrada por Paulo em Atenas, tanto que o povo ateniense, ao ouvir os ensinamentos de Paulo, o considerou um paroleiro, ou em outra tradução, ignorante.
“E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.”[Atos 17.18]

Apesar de tudo o povo de Atenas ao menos era curioso, eles se interessaram em saber que novo ensinamento era esse que Paulo estava trazendo e o convocaram para uma reunião na Câmara Municipal(Atos 17.19-21).
Foi quando Paulo pode mostrar-lhes como estavam sendo ignorantes, acreditando em vários deuses quando na verdade existe um só Deus que estava acessível a todos eles, e que eles estavam desagradando ao único Deus com seus ídolos nojentos.
“Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;"[Atos 17.23-25]

“Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;”[Atos 17.27]

"Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”[Atos 17.29-31]

Apesar de tudo podemos ver no verso 34 que foram poucos os que quiseram abrir seus olhos e ouvidos e perceber, através da pregação de Paulo revestido do Espírito Santo, que Deus é muito maior do que qualquer costume tolo de adorar objetos criados por homens que não podem ver, nem ouvir, nem agir por conta própria.

“Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”[Isaías 45.20]

Portanto que não nos deixemos enganar por tolices que façam com que minimizemos em nossos corações o poder e autoridade de Deus porque Ele é muito maior do que tudo que podemos imaginar.
E se por acaso você não crê que há um só Deus, está sendo o mais ignorante dos homens, porque até os demônios crêem.
“Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”[Tiago 2.19]

“Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma
só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”
[Efésios 4.4-6]

Nenhum comentário:

Postar um comentário