segunda-feira, 21 de março de 2011

Arrependei-vos enquanto há tempo


   Naqueles dias apareceu João, o Batista, pregando no deserto da Judéia, dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto; Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” MT. 3. 1-3



ARREPENDIMENTO: ESTA PALAVRA FARÁ TODA A DIFERENÇA EM SUA VIDA.

   É impossível começar uma vida nova na presença de Deus, sem que haja, um sincero e profundo arrependimento. Somente um arrependimento genuíno é capaz de operar um verdadeiro divisor de águas na vida do ser humano e despertar o homem espiritual que há em nós, mas que sutilmente o diabo através do pecado consegue adormecer.

   Com o sepultamento do homem carnal, que estava condenada ao inferno, nasce o homem espiritual com um novo estilo de vida, onde o que verdadeiramente importa é viver uma vida de forma a agradar ao Deus Todo Poderoso que por imensa misericórdia lhe concedeu seu maravilhoso perdão.

   A esse marco na vida do homem, à Bíblia, mediante a boca do próprio Senhor Jesus Cristo, concede o sugestivo e auto-explicativo nome de novo nascimento, como podemos observar no evangelho de São João.

   “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” JO 3-3.

    Ao entendermos isso, sem dúvida nenhuma, fica clara a importância do arrependimento na vida do homem, pois ele antecede a salvação e se torna Condição sine qua non para que o homem seja apresentado à presença de Deus.
   Como já vimos há uma necessidade indispensável de arrependimento para que o indivíduo se encontre com DEUS.
   Agora veja o que na prática ocorre com o indivíduo que se arrependeu de seus pecados:
   Diante deste quadro de arrependimento o indivíduo ao se lembrar de suas condutas carnais será tomado de um intenso sentimento de tristeza e vergonha.
   Ao trazer à memória seus atos praticados, sejam lá quais forem (atitudes, palavras ou pensamentos) se sentirá enojado com tudo aquilo que fez que contrariasse à vontade do Todo Poderoso.
   Ânsias de vômitos brotarão em seu coração, e isso sem dúvida, o fará Glorificar a Deus por tamanha misericórdia para com a sua vida.
   Gerado o arrependimento é efeito imediato e automático a sensação de que alguém nos tirou dos olhos uma venda que nos impedia de ver a vontade espiritual de Deus em nossas vidas. Imediatamente a consciência do pecado nos é despertada, deixando assim o caminho aberto para que o Espírito Santo venha agir em nossas vidas nos convencendo do pecado da justiça e do juízo.

   “E quando Ele vier, convencerá o mundo (homem) do pecado, e da justiça e do juízo” JO 16-8.

Pronto; bem vindo ao mundo espiritual!

   A juízo de informação é interessante explicar a origem etimológica da palavra arrependimento e suas definições conceituais. A palavra arrependimento vem do grego - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente), que quer dizer Mudança de Mentalidade. O arrependimento causa mudança de atitude prática, ou seja, a atitude que agora é tomada tem que ser necessariamente oposta àquela tomada anteriormente ao arrependimento, ou seja, o verdadeiro arrependido não se limita às mudanças apenas conceituais.
   O indivíduo que passa por um arrependimento sincero sofre de uma tristeza verdadeira que impele ao arrependido tomar a firme decisão de não mais cometer o mesmo erro. O arrependimento pode assim, também, ser considerado como a dor sentida por causa da dor causada.
   É importante salientar que essa reflexão não tem a pretensão de esgotar todo o assunto sob o prisma psicológico, mas é pertinente dizer que arrependimento é totalmente diferente de remorso, algo que a posteriori será objeto de comentários.

   Algumas definições clássicas que podemos encontrar nos dicionários a respeito de arrependimento:
1- sentir mágoa ou pesar por falta ou erro cometido;
2- mudar de procedimento, de parecer.

   Sem dúvida o arrependimento é o único meio pelo qual o indivíduo poderá encontrar a paz que ele tanto almeja e poder viver e desfrutar do melhor que a vida pode nos oferecer. Não que estejamos imunes aos problemas, mas mesmos eles existindo a paz que tenho com Deus me proporcionará a tranqüilidade necessária para superar as adversidades.
   É interessante trazer à tona os ensinamentos da ciência, no que tange o bem estar humano. A ciência mediante a psicologia ensina-nos que para o homem viver feliz é necessário que ele pratique o bem, porque ao praticarmos o bem, estaremos guardando em nossa memória (coração) boas lembranças e todas as vezes que estas boas lembranças vierem à mente (à tona) estaremos então gozando de um estado de felicidade.
   Seria como se tivéssemos vivendo no presente a felicidade que nós sentimos ao ajudar alguém no passado, usando para tal a nossa boa memória.

   Então, quanto mais, o bem puder fazer ao próximo, maior o nosso arquivo de boa memória e então maior a nossa probabilidade e possibilidade de vivermos e sermos felizes.
   Agora e quando praticamos algo que sabemos que está fazendo alguém infeliz?
   E pior e quando praticamos algo que sabemos que está fazendo Deus infeliz?
   Quando ocorre essa prática nasce o que à Bíblia chama de pecado, ou seja, erra-se o alvo (DEUS) e então nossa conduta O desagrada.
   O que para alguns estudiosos do comportamento humano é chamado de dor de consciência a bíblia chama de entristecimento do Espírito Santo.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção” EF. 4-30
 
   Quando nossa memória está cheia de coisas agradáveis já vimos que a psicologia nos ensina que estamos mais aptos a sermos felizes.
   Bem, até aí tudo bem. O problema ocorre quando lembramos que nós seres humanos somos invariavelmente falhos, limitados e pecadores por natureza, não conseguindo então produzir todas as “boas memórias” que a psicologia nos recomenda. Sendo assim, não tem jeito, infelizmente produziremos muito “lixo” que humanamente não teremos como armazená-lo sem afetar o nosso bem está pessoal.

   Como essa produção de memória ruim “lixo” é inerente ao homem, não sendo uma questão de opção ou escolha a única maneira que temos para esvaziar essa nossa lixeira espiritual é encontrarmos o perdão de Deus, mas para que esse perdão venha até a nossa presença é preciso que abramos as portas de nossos corações e isso só ocorre quando em nós opera aquilo que é a palavra chave do nosso texto:
ARREPENDIMENTO.

   Existe uma frase popular que fala assim:
   “Eu não me arrependo de nada que faço ou do que fiz.”
   Essa, sem dúvida, é uma das frases prediletas de satanás, pois esse é o tipo de pessoa que ele quer que ele busca, pois ele, o diabo, sabe que sem arrependimento ninguém verá a face de Deus, e essas pessoas, geralmente orgulhosas, estão infelizmente se condenando a viver eternamente no lago de fogo e enxofre um lugar preparado por Deus para nele lançar Satanás e seus anjos caídos, também chamados na bíblia de INFERNO, pois ainda não se arrependeram de seus pecados.

   Da mesma forma que o diabo gosta de ouvir a frase supracitada sobre arrependimento, nos chama atenção uma outra frase popular sobre o assunto à famosa: “A se arrependimento matasse”. Tal expressão popular merece nossa análise, pois sem dúvida nenhuma ela quando proferida por um coração sincero sempre desperta a atenção de Deus.

   O arrependimento pode até não nos matar na interpretação literal da palavra, mas somente ele tem o alcance de matar a nossa natureza carnal.
   Então, quem disse que arrependimento não mata? Mata sim, mata o homem carnal que habita em nós e ao mesmo tempo traz vida ao homem espiritual que tanto Deus planejou no início do mundo como sendo a coroa de sua criação.

   Por fim, vale à pena traçar a causa e a conseqüência de um arrependimento sincero:
Pecado gera (se abrirmos nosso coração) Arrependimento que gera Perdão que gera Comunhão que gera Salvação que gera Vida Eterna ao lado do Pai.

   E você querido? Já olhou para você mesmo e disse: Senhor arrependo-me de tudo aquilo que fiz ou que faço que seja contrário a sua vontade.

   Você já sentiu a maravilhosa experiência de passar pelo novo nascimento?




   Querido!

   Se ainda não teve esse arrependimento genuíno em seu coração, esta é à hora, olhe para dentro de si, lembre-se de tudo aquilo que você fez ou que você faz que desagrade a Deus e então imagine o Todo Poderoso falando com você e oferecendo-lhe uma segunda chance, um começar de novo, um novo nascimento.

   Agora é hora de arrependimento, clame a Deus e Ele virá em seu socorro!

   Aquele que se arrepender e crer, confessando JESUS CRISTO como Senhor e Salvador será salvo!

   Arrependei-vos então, enquanto há tempo!

                                                                    
Com carinho,
 RODRIGO DOS SANTOS COUTO.

4 comentários:

  1. Show Rodrigão!
    Me fez usar uma formatação diferente do resto do blog, mas beleza xD
    Sempre que quiser postar aqui é só falar, o blog é nosso.

    Agora se puder explicar o que é "sine qua non" eu agradeço xD

    ResponderExcluir
  2. Sine qua non ou condição sine qua non é uma expressão que originou-se do termo legal em latim que pode ser traduzido como “sem o qual não pode ser.

    Um termo muito usado no meio jurídico!
    vleu brother!!!!

    ResponderExcluir