sexta-feira, 22 de abril de 2011

Esperança


No último post eu falei sobre a fé, a fé em Jesus Cristo, que é o alicerce da nossa salvação.
Agora vou falar um pouco sobre esperança, porque a fé em Jesus Cristo que morreu, mas ressuscitou para que pudéssemos tornar-nos filhos de Deus nos traz a esperança de que no dia determinado por Deus, Jesus Cristo irá voltar para buscar os que o adoram verdadeiramente em espírito e em verdade.
De fato é impossível ter fé sem esperança ou esperança sem fé.
"Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça." [Gálatas 5.5]
Mas existem várias outras coisas em que podemos depositar nossa esperança, isso é verdade, podemos ter esperança de conseguirmos um emprego melhor, uma casa maior, carros, riquezas, mas todas essas coisas são passageiras.
Não estou dizendo que não podemos ter essas coisas, podemos sim, desde que as busquemos da forma correta, depositando sempre nossa confiança em Deus, agradecendo-O por cada conquista e seguindo sempre os ensinamentos de Jesus, mas não devemos de modo algum depositar nossa esperança nessas coisas, pois são passageiras e não trazem a verdadeira alegria.
"Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas.
Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem." [Provérbios 11.7,28]



Mas em que devemos depositar nossa esperança?
Paulo responde a essa pergunta em sua carta aos romanos:
"Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." [Romanos 8.24,25]
Não podemos depositar nossa esperança no que vemos e sabemos que um dia acabará, devemos depositar nossa esperança em Deus, no Deus invisível, mas real, imortal, eterno e criador de todas as coisas. E com paciência esperar a volta de seu Filho prometida desde o princípio.

Devemos depositar nossa esperança em Deus porque somente Deus pode nos dar a verdadeira alegria.
"A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá." [Provérbios 10.28]
A alegria da Salvação, que não depende das circunstâncias, porque sabemos que Deus está no controle de todas as coisas e tudo que acontece é apenas uma preparação para a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Sabemos que as tribulações têm de vir, tanto para os que aceitaram Jesus Cristo como Senhor e Salvador quanto para os que não o fizeram.
Para os servos de Deus a tribulação vem para que possamos confiar cada vez mais no poder de Deus, para que possamos crescer em fé, em esperança e em amor.
Para os incrédulos a tribulação vem como uma oportunidade de reconhecer que só Jesus Cristo pode nos confortar e nos consolar, reconhecer que Jesus também sofreu aqui neste mundo, na verdade sofreu muito mais do que você ou eu podemos imaginar, mas ele venceu o mundo e agora está sentado à direita do Pai aguardando o momento em que voltará para buscar aqueles que confiaram nEle e se entregaram de todo o coração.
Por isso nos alegramos mesmo em meio às dificuldades, pois sabemos que as aflições deste tempo presente não se comparam com a glória que há de vir.(Romanos 8.18)
"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança." [Romanos 5.3,4]
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;" [Romanos 12.12]

Minha esperança está em Deus, por isso posso sentir rios de água viva correndo dentro de mim, posso sentir a verdadeira felicidade, que não vem de homens, mas de Deus.

E você? Em que tem depositado sua esperança?

2 comentários: