domingo, 12 de junho de 2011

O Amor

Bem hoje é dia dos namorados... Acho que um momento oportuno para falar sobre o mais nobre dos sentimentos, o amor.

A fonte de tudo que é bom, que é justo, que é puro, que é verdadeiro, esse é o amor, o verdadeiro amor que, infelizmente, vem perdendo cada vez mais seu verdadeiro significado. 
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."[I Coríntios 13.4-7]

Amor não é paixão, não é fundamentado em desejos, em interesses, em momentos, o verdadeiro amor, criado por Deus, é puro e inocente, vem de dentro para fora, e não o contrário, do fundo do coração e não do que é visível aos olhos.

O verdadeiro amor é inexplicável, inexprimível, infinito e foi esse verdadeiro amor que foi criado por Deus para ser a fonte de nossa vida, esse amor é que é semeado pelo próprio Deus nos nossos corações assim que nascemos, mas infelizmente muitas vezes é sufocado por espinhos assim que começa a brotar dentro de nós.

 Esses espinhos não são as dificuldades da vida, mas sim nós mesmos e também as pessoas que já perderam a capacidade de amar verdadeiramente e por isso fazemos questão de retirá-la também dos que ainda não a perderam.
Porque as dificuldades em si não são capazes de eliminar nossa capacidade de amar, mas sim o modo com que lidamos com essas dificuldades e as pessoas que deixamos que influenciem nossas decisões.

"E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento." [Marcos 12.41-44]

Esse é um maravilhoso exemplo de demonstração de amor e fé por parte da viúva, porém naquela ocasião muitos ricos colocavam muito dinheiro na arca, o que também é uma atitude de fé, e Jesus não disse o contrário, apenas disse que aquela mulher demonstrou mais fé do que todos os ricos, no mundo atual isso ainda acontece, não é difícil ver uma pessoa pobre compartilhando o pouco que tem com o seu próximo, mas é bem difícil ver um rico fazendo o mesmo com a mesma boa vontade e sinceridade.
 
Analisando a nossa sociedade atual, o que explica um pobre compartilhar tudo o que tem, o que não é muito, enquanto um rico que tem tudo não considerar a possibilidade de doar um pouco a quem nada tem?
O Amor!

O amor não é egoísta, pelo contrário é totalmente altruísta, a capacidade de amar não depende da condição financeira, social, ou intelectual.
Um pobre dividir o que tem não significa que ele tem alguma garantia de que vai receber de volta o que deu, provavelmente ele não tem a garantia nem de que vai conseguir se alimentar naquele dia, mas isso não o impede de dividir, isso é o amor!

Eu não estou dizendo aqui que apenas os pobres podem ter a capacidade de amar, como eu já disse o amor não depende de condições externas, ao contrário, é plantado no nosso coração pelo próprio Deus, nosso criador, assim que nascemos, porém cabe a nós regarmos ou não essa semente dentro do nosso coração.
Quando Jesus disse:
"E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus."[Mateus 19.24]

Ele não estava se referindo ao fato de ter dinheiro ou bens e sim ao valor que se era dado ao dinheiro na época, e ainda é hoje.
Os ricos, em sua maioria, não sabiam reconhecer que suas riquezas eram dadas por Deus e acabavam por fim idolatrando seus bens materiais, davam mais valor aos bens do que a Deus, e por isso não poderiam de forma alguma entrar no reino de Deus. O mesmo acontece ainda hoje, quanto mais bens, mais difícil é reconhecer a soberania de Deus sobre nossas vidas, infelizmente.

Também não estou dizendo que todos que doam seus bens, o fazem por amor, como eu já disse o amor vem de dentro para fora e não de fora para dentro, muitas pessoas praticam a caridade por interesses pessoais e egoístas, mas Deus conhece o coração de cada um.
E é claro que doar não é a única forma de demonstrar amor, às vezes um gesto de carinho verdadeiro vale mais do que tudo que o dinheiro pode pagar. 
"O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." [Romanos 12.9,10]
O amor, quando verdadeiro, é lindo, independente de como é demonstrado. Hoje no dia dos namorados muitos estão demonstrando seu amor das mais diversas formas, sejam namorados, noivos, casados, o amor está sendo demonstrado e isso é maravilhoso, mas ainda assim não se compara ao amor original, o amor de Deus pela raça humana.
O amor de Deus é perfeito em todos os sentidos, foi por esse amor que Deus enviou o seu filho unigênito para ser sacrificado pelos nossos pecados.
"O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados." [Pv 10.12]

O amor de Deus é tão grande que é capaz de apagar os nossos pecados, e nos reconciliar com Ele, nosso Criador, basta que permitamos que a árvore do Amor cresça em nossos corações e gere frutos, que permitamos que o Espírito Santo de Deus habite em nosso ser, e nos reconcilie com Deus através do arrependimento e perdão de nossos pecados.

Foi para apresentar o amor de Deus, que estava sendo esquecido, que Jesus Cristo se fez homem e veio habitar entre nós, enquanto esteve aqui ele nos ensinou sobre o verdadeiro amor de Deus, nos instruiu no caminho que devemos seguir e para que tudo fosse completado ainda teve de morrer por nós para que pudéssemos viver novamente em amor e harmonia com Deus e pudéssemos experimentar a verdadeira alegria que Deus preparou para nós.
"Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor." [Gálatas 5.6]

Mas a quem devemos amar?
A palavra de Deus responde claramente a essa pergunta, pegue sua Bíblia e leia Mateus capítulo 5 verso 44, e capítulo 22 versos 36 a 40.
Depois de ler você deve ter percebido que a reposta é: A todos.

Em primeiro lugar a Deus, depois aos nossos próximos e também aos nossos inimigos.
Teremos a vida plena que Deus planejou para nós se soubermos amar a todos com amor verdadeiro, mesmo que às vezes seja difícil devemos reconhecer que Deus é soberano e está no controle de todas as coisas, e se alguma justiça deve ser feita, não devemos fazer com as nossas próprias mãos, mas sim esperar em Deus que fará tudo da forma que deve ser feito, e depois de esperarmos reconheceremos que tudo foi feito perfeitamente, pois Deus sempre tem o melhor para aqueles que O buscam em espírito e em verdade.
"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." [Gálatas 5.14]

Se aprendêssemos a viver o amor de Deus, não haveria egoísmo, guerras, fome, pobreza, injustiças, desigualdades, marginalismo, não haveria maldade.
Resumindo tudo que foi dito nesse post, se todos vivessem o amor como Deus o criou o mundo seria simplesmente perfeito!

"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."[I Coríntios 13.13]

Se quiser saber mais sobre o amor de Deus leia este excelente post: A disciplina do Amor.

Fiquem com a paz e o amor de Deus e feliz dia dos namorados!

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos."[I João 4.7-9]

Nenhum comentário:

Postar um comentário