domingo, 11 de setembro de 2011

O Evangelho da Prosperidade


"Posso todas as coisas naquele que me fortalece."[Filipenses 4.13]
Que maravilhosa afirmação! Posso todas as coisas, isto significa que não há limites pra mim, riquezas, carros, casas, roupas, todo o tipo de bens materiais, o que eu quiser Deus vai me dar afinal de contas posso tudo, e sendo assim, como podem existir cristãos pobres?
Só pode ser falta de fé, porque afinal de contas: "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará."[Salmos 23.1]
Então... só me resta pedir a Deus para satisfazer MEUS desejos e MINHAS vontades e tudo será feito conforme a MINHA vontade, afinal... a MINHA vontade é a vontade de Deus, não é?
A resposta é NÃO

Se a sua vontade é possuir bens e ser perfeitamente realizado em tudo o que fizer, se é buscar apenas seus próprios interesses egoístas, bucar satisfação pessoal então eu posso te garantir que essa não é a vontade de Deus para sua vida.
E é você quem tem que conformar sua vida com a vontade de Deus, Deus nunca vai modificar a vontade dEle para se conformar com a sua e nem com a minha, porque somos apenas miseráveis homens, que surgimos do pó e ao pó retornaremos no tempo que Deus determinou.

Eu não posso e nem quero afirmar que a vontade de Deus é que você seja pobre, ou que você não tenha bens materiais, até  porque eu não tenho autoridade nenhuma para lhe dizer qual é a vontade de Deus para sua vida, apenas quem pode te revelar isso é o próprio Deus e o único meio de receber esta resposta de Deus é através da oração e da leitura de Sua Palavra, a Bíblia. Afinal ter bens materiais não significa pecado, o pecado surge quando o você começa a supervalorizar ou idolatrar os bens, tendo-os ou não.

Mas eu posso lhe mostrar o que a Bíblia, a Palavra de Deus, fala sobre prosperidade.
E vou mostrar isso, primeiramente, usando os próprios versículos que já citei acima, mas dessa vez analisando o contexto ao qual estão inseridos:
"Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados, mas vos faltava oportunidade.
Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.
Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.
Posso todas as coisas naquele que me fortalece."[Filipenses 4.10-13]

No trecho acima Paulo estava agradecendo aos irmãos de Filipo por terem ofertado para contribuir com sua obra missionária, e ele expõe um pouco de sua situação no campo missionário, ele sofreu perseguição, passou fome, sede, teve falta de vestimenta, falta de descanço, passou necessidade, mas ele conseguiu sobreviver a tudo porque mesmo em meio a isso tudo ele reconheceu que Jesus Cristo, que morreu por ele, e por todos nós, não iria abandoná-lo em nenhum momento e que esse sofrimento passageiro era necessário para que a obra de Deus fosse completada, e por isso exclamou com toda convicção: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece", de fato ele e todos que são verdadeiros servos de Deus podem todas as coisas, porque até o impossível é possível para Deus, mas se não alimentarmos o nosso coração com o desejo de fazer a vontade de Deus estaremos buscando as coisas por motivações carnais e não por motivação do Espírito Santo e por isso nunca alcançaremos o desejo do nosso coração e mesmo se o alcançarmos no fim este não nos fará o bem que imaginamos.
E se até Jesus Cristo, que se manteve sem pecado em todo o tempo que viveu neste mundo teve de sofrer e muito, se todos os apóstolos sofreram, se os profetas sofreram, quem somos nós miseráveis homens para acharmos que Deus só vai nos dar prosperidade o tempo todo.

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."[Salmo 23]

Neste Salmo Davi está declarando quão grandes são o amor, a bondade, a fidelidade e a misericórdia de Deus, está declarando que o Senhor nos fará sim prosperar, deitar-nos em verdes pastos e nos guiará à águas tranquilas, esses são sinais de prosperidade, mas não de prosperidade financeira ou material, Davi fala sobre prosperidade espiritual, sobre refrigerar nossas almas, sobre a paz de Deus que atua em nossas vidas e faz com que, independente de sermos pobres ou ricos, cheios de bens ou com falta deles, tenhamos a capacidade de ser felizes, verdadeiramente felizes, reconhecendo a maravilhosa atuação do poder de Deus nas nossas vidas.
O salmo ainda fala sobre estar no vale da sombra da morte ou na presença de nossos inimigos, o que mostra que não estamos de modo algum imunes às dificuldades, aos sofrimentos dessa vida mas mesmo em meio a todas as dificuldades o cajado do Senhor nos consola e a tua bondade e misericórdia nos segue por todos os dias de nossa vida, desde que não nos desviemos do caminho do Senhor, porque a benção depende da fé, é impossível que Deus derrame benção sobre nossas vidas se não estivermos verdadeiramente buscando cumprir a vontade dEle em todo o momento.

Eu queria escrever muito mais aqui, porém o post vai ficar muito grande então talvez eu continue falando sobre esse mesmo tema em outro post se Deus quiser.

Eu quero concluir dizendo que se você busca a Deus apenas para se livrar dos seus sofrimentos ou buscar bençãos, pare, leia a sua Bíblia, ore a Deus e repense, Deus não é nenhum gênio da lâmpada que está sempre disposto a realizar seus desejos.
Deus é o seu Criador, busque a Ele com o intuito de agradecer por Ele tê-lo criado e de colocar sua vida à disposição dEle para fazer a Sua vontade e adorá-lo em Espírito e em Verdade e assim você experimentará as maravilhosas bençãos de Deus na sua vida, talvez benção materiais e financeiras, mas principalmente bençãos espirituais que renovarão a sua alma e te encherão dos frutos do Espírito Santo de Deus.

"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?"[Mateus 16.26]

Um comentário: